segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Bilhete de Identidade

- Nome: Espanha
- Sistema político: Monarquia Constitucional
- Capital: Madrid
- Superfície: 504 782 km
- População: 40,7 milhões de habitantes
- Moeda: euro
- Língua Oficial castelhano (ou espanhol)
(em algumas comunidades autónomas também o catalão/valenciano, basco, galego e asturiano).

Tirado de http://europa.eu/abc/european_countries/eu_members/spain/index_pt.htm

Etimologia

O nome Espanha deriva de Hispania, nome com o qual os romanos designavam geograficamente a Península Ibérica, nome que por sua vez provém do nome Ibéria. Facto do termo Hispania não ter uma raiz latina resultou na formulação de diversas teorias sobre a sua origem, algumas delas controversas. A opção mais aceitada seria a de que o nome Hispania provém do fenício i-spn-ea. Os romanos tomaram essa denominação dos vencidos cartaginenses, interpretando o prefixo i como costa, ilha ou terra, e o sufixo ea com o significado de região. O lexema spn foi traduzido como Coelhos (na realidade Dassies, animais comuns no norte da África). Os romanos, por tanto, deram ao nome Hispania o significado de terra de coelhos abundantes.


tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Etimologia

História

A Historia da Espanha é a própria de uma nação europeia, que compreende o período entre a pré-história e a época actual, passando pela formação e queda do primeiro Império espanhol. Os primeiros humanos chegaram à Península Ibérica no território da actual Espanha há 35 mil anos. Durante os milénios seguintes o território foi invadido e colonizado por cotas, fenícios, cartagineses, gregos e pelo ano 200 a. C. a maior parte da Península Ibérica começou a formar parte do Império Romano. Após a queda de Roma, a península foi dominada pelo Reino visigodo, o embrião da actual Espanha. Tal reino foi estabelecido no século V e se manteve até os começos do século VIII.

Tirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Hist.C3.B3ria

Sistema Educativo

• Educação Infantil (1 até 6 anos).
• Educação Primaria (6 até 12 anos).
• Educação Secundaria Obrigatória (12 até 16 anos).
• Educação Universitária (18 até ………)

Educação Espanhola, obrigatória e gratuita para todos os cidadãos em idade escolar que concluem o Ensino Básico e cobre quatro anos lectivos. Sua finalidade é transmitir a todos os alunos os elementos básicos da cultura, treinar para assumir as suas funções e exercer os seus direitos e preparar para a adesão à vida ou o acesso à formação profissional específica para o nível médio ou o ensino médio.
Suas metas são:
1.•
Educação geral, que promove uma maior maturidade pessoal e intelectual e uma maior capacidade de adquirir uma vasta gama de conhecimentos e competências.
2.•
Preparatório para assegurar as bases para estudos posteriores, tanto académicas e formação profissional.
3.•
Orientação para permitir que estudantes de canalizar as suas preferências e interesses.

Tirado de http://culturitalia.uibk.ac.at/hispanoteca/Kulturkunde-Spanien/Sistema%20educativo%20espa%C3%B1ol.htm

Divisao De Poderes

A Espanha é uma monarquia parlamentaria, com um monarca hereditário que exerce como Chefe de Estado – o Rei da Espanha, e um parlamento bi-cameral, as Cortes Generales.
O poder executivo é formado por um Conselho de Ministros presidido pelo Presidente do Governo, que exerce como Chefe de Governo, e o poder judicial está formado pelo conjunto de Juizados e Tribunais, integrado por Juízes e Magistrados, que têm a potestade de administrar justiça em nome do Rei.
O poder legislativo se estabelece nas Cortes Gerais, que são o órgão supremo de representação do povo espanhol. As Cortes Gerais são compostas de uma câmara baixa, o Congresso dos Deputados, e uma câmara alta, o Senado. O Congresso dos Deputados é formado por 350 membros eleitos por votação popular, em listas fechadas e através de representação proporcional mediante circunscrições provinciais, para servir em legislaturas de quatro anos. O sistema não é absolutamente proporcional, já que existe um número mínimo de cadeiras por circunscrição (3) e se usa um sistema proporcional levemente corrigido para favorecer as listas majoritárias (o Sistema d'Hondt). O Senado possui 259 membros, dos quais 208 são eleitos diretamente mediante voto popular, por circunscrições provinciais, em cada uma das quais se elegem 4 senadores, seguindo um sistema majoritário (3 para a lista majoritária, 1 para a seguinte), exceto nas Ilhas Baleares e nas Ilhas Canárias, onde cada circunscrição é uma ilha. Os outros 51 são designados pelos órgãos regionais para servir, também, por períodos de quatro anos.
O actual presidente de espanha é José Luis Zapatero, e o rei de espanha é D. Juan Carlos

Tirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Divis.C3.A3o_de_poderes

Subdivisões















Desde a Constituição de 1978 que a Espanha está dividida em 17 Comunidades Autônomas e as duas cidades autônomas de Ceuta e Melilla, gozando estas de estatuto intermediário entre o município e a Comunidade. Das 17 comunidades autônomas, quatro delas (Galiza, País Basco, Andaluzia e Catalunha) possuem condição de "Nacionalidades Históricas" reconhecidas na Constituição, juntamente com um "Estatuto de autonomia", o que reverte num maior poder e capacidade de decisão e soberania com respeito às outras comunidades. As Comunidades dividem-se ainda em cinqüenta províncias.

Tirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Subdivis.C3.B5es

Estado Das Autonomias

A Espanha é na actualidade o que se denomina um “Estado de Autonomias”, um país formalmente unitário, mas que funciona como uma federação descentralizada de comunidades autônomas, cada uma delas com diferentes níveis de autonomia. As diferenças dentro deste sistema são provocadas pelo processo de transferência de responsabilidades do governo central para as regiões foi pensado em um principio como um processo, que garantisse um maior grau de autonomia somente àquelas comunidades que buscavam um tipo de relação mais federalista com o resto da Espanha (as chamadas comunidades autônomas de regime especial: Andaluzia, Catalunha, Galiza, Navarra e País Basco). Por outro lado, o resto de comunidades autônomas (comunidades autônomas de regime comum) teria uma menor autonomia. Porém, estava previsto que ao longo dos anos, estas comunidades fossem adquirindo gradativamente maior autonomia.

Tirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Estado_das_Autonomias

Separatismo

Existem na Espanha diversos movimentos políticos de posição separatista, ligados a nacionalismos periféricos, como o nacionalismo basco, o nacionalismo galego, o nacionalismo catalão, que reclamam a independência da Espanha dos territórios em que são ativos. Estes movimentos acontecem na Catalunha, Galiza, Navarra e no País Vasco, onde existem partidos explicitamente separatistas como a ‘‘União do Povo Galego’‘ (UPG), ‘‘Esquerda Republicana de Catalunya’‘, ‘‘Aralar’‘, o ‘‘Eusko Alkartasuna’‘, assim como os seguidores da chamada ‘‘abertzale’‘ que não se desvinculam do ETA (sua última denominação formal é Batasuna, partido ilegalizado em Espanha, mas legal em França). Por outro lado, partidos como o ‘‘Bloque Nacionalista Galego’‘ (BNG), ‘‘Partido Nacionalista Vasco’‘ (PNV) e ‘‘Convergència i Unió’‘ (CiU) oscilam entre posturas autonomistas e abertamente separatistas.

Tirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Separatismos

Geografia

A Espanha ocupa a maior parte da Península Ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia, a nordeste com a França e Andorra, a leste e a sul com o mar Mediterrâneo, a oeste com Portugal e o oceano Atlântico. Mais da metade do país é constituída de planaltos, a chamada ‘‘Meseta Central`‘, onde está situada Castela e La Mancha (de onde é Dom Quixote) – possui altura média de 600 m, onde se destaca a Cordilheira Central. O clima é continental no interior, mediterrânico na costa leste, sul, ilhas Baleares, Ceuta e Melilla, e oceânico no norte. Os principais rios são: Tejo (Tajo), Ebro, Douro (Duero), Guadiana, Guadalquivir e Minho (Minho). Tem uma extensão de 504.645 km², sendo o quarto país mais extenso do continente, atrás de Rússia, Ucrânia e França (Cazaquistão e Turquia são maiores que a Espanha, porém aqui só se tem em conta a parte europeia de seus territórios) com uma altitude média de 650 metros sobre o nível do mar, é o segundo país mais montanhoso da Europa, atrás da Suíça. Sua população é de 46.063.511 habitantes, baseado nos dados do ‘‘Padrón municipal de 2008’‘.


















Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Meio_ambiente

Meio Ambiente

Desde o ano 1996, o índice de emissões de CO2 subiu notavelmente em Espanha, descomprimida, os objectivos do Protocolo de Kioto sobre emissões geradoras do efeito estufa e contribuintes da mudança climática. Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, pediu à Espanha uma ‘‘liderança mais activa’‘ na luta contra as mudanças climáticas.
Espanha é um país especialmente afectado pelo fenómeno da seca: durante o período 1880-2000, mais da metade dos anos foram classificados como secos ou muito secos. Sete anos da década dos 80 e cinco da década de 90 foram considerados secos ou muito secos. A mudança climática prevê para a Espanha gravíssimos problemas meio ambientais, agravando as características mais extremas.

Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Meio_ambiente

Demografia

















Os movimentos migratórios, tanto internos quanto externos, foram determinantes na composição demográfica moderna da Espanha. Entre o final do século XIX e início do século XX, houve uma significativa corrente imigratória da Espanha para países ibero-americanos. Entre os principais destinos estavam Cuba, Porto Rico, Argentina, Venezuela. A densidade populacional da Espanha é menor que a da maioria dos países europeus. As populações rurais estão se movendo para as cidades. Nos últimos anos a Espanha apresenta uma considerável diminuição na taxa de imigração neta, deixando de possuir a maior taxa de imigração de Europa (em 2005 de 1,5% anual somente superado na UE pelo Chipre) na actualidade sua taxa de imigração neta chega a 0,99%, ocupando a 15ª posição na União Europeia além disso, o 9° país com maior percentagem de imigrantes dentro da UE, por debaixo de países como Luxemburgo, Irlanda, Áustria o Alemanha.
Em 2005, a Espanha recebeu 38,6% da migração para a União Europeia, principalmente de cidadãos de origem latino-americanos, de outros países de Europa Ocidental, de Europa Oriental e do Magrebe. A população estrangeira na Espanha em 2007 cifrava-se em 4.144.166, um incremento de 11,1% em reacção ao ano anterior. Este valor representa 9,3% dos 44.708.964 habitantes na Espanha. A comunidade marroquina, com 563 mil residentes, é a mais numerosa, seguindo-se os equatorianos (461 mil), romenos (407 mil) e britânicos (274 mil).
A Espanha somente possui duas cidades que superam o milhão de habitantes: Madrid (3.232.463) e Barcelona (1.595.110), porém existem 24 áreas metropolitanas, das quais cinco superam o milhão de habitantes: Madrid (5.952.153), Barcelona (4.481.559), Valência (1.671.189), Sevilha (1.341.844) e Málaga (1.100.082), além da área metropolitana de Bilbau, que possui 950.155 habitantes.

Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Esportes

Economia

Espanha é a quinta economia mais forte da Europa com um PIB de mais de $ 1,400 trilião.
A Espanha também é um dos principais países exportadores de automóveis.
Os principais produtos agrícolas são as uvas e as toranjas; a produção de vinho e de azeite tem muita importância, assim como a pesca.

Idiomas

Línguas mais Faladas em Espanha:
-Castelhano
-Catalão
-Valenciano
-Basco
-Galego
-Asturiano

Desporto

O Desporto na Espanha é dominado, principalmente, pelo futebol (desde o século XX), o basquetebol, o ciclismo, o ténis, o andebol, e pelos Desportos de motor, principalmente o Motociclismo. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, disputados na cidade de Barcelona, o país entrou na elite mundial em diversos Desportos. Na Espanha se celebra anualmente no verão a ‘‘Volta a Espanha em Bicicleta ’‘ (La Vuelta), que junto ao ‘‘Giro d’Itália’’ e o Tour de Franca, é uma das três competições de ciclismo mais importantes da Europa. A Selecção Espanhola de Futebol é a actual líder do ranking da FIFA (Federação Internacional de Futebol).

Tauromaquia













Na Espanha se conserva a tradição de realizar diversos espetáculos taurinos, tais como os ‘‘encierros’‘ (corridas nas quais as pessoas correm junto aos touros pelas ruas) e as ‘‘corridas de toros’‘ (touradas), que fazem parte da identidade de numerosas festas populares. As ‘‘plazas de toros’‘ com maior transcendência na temporada taurina são a de ‘‘Las Ventas’‘ em Madrid, a Plaza Monumental em Pamplona, a Plaza de la Maestranza em Sevilha e a Plaza de Valência.

Feriados

Ano Novo 1 de Janeiro.
6 De Janeiro Epifania - Festa dos Reis Magos Epifania.
19 Março São José - São José excepto em Andaluzia, Baleares, Canárias, Catalunha e La Rioja festa Móvel Quinta-Feira Santa Quinta-feira Santa Excepto Navarra Catalunha e Valência festa Móvel Sexta-Feira Santa sexta-feira.
1 De Maio Dia do Trabalho Dia do Trabalho.
25 Julho Save St. James o Apóstolo Santiago em Andaluzia, Catalunha, Ceuta e Melilha Navarra.
15 Agosto Assunção.
12 De Outubro Dia da Hispânica – Festa da Virgem do Pilar Dia dos Namorados
Virgem del Pilar Festa Nacional e Dia das Forças Armadas 1 Novembro Dia de Todos-os-Santos Dia de Todos os Santos.
6 De Dezembro Dia da Constituição Dia da Constituição.
8 De Dezembro Imaculada Conceição Imaculada Conceição.
25 De Dezembro Natal.


Tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha#Feriados